Artistas Convidados
Edmar Almeida
Edmar Almeida é artista e curador do projeto, pós-graduado em processos artísticos pelo Unijales. Nasceu em Jales-SP, morou em Vitória Brasil e hoje mora em Caieiras- SP. É diretor criativo da Bee Audiovisual Produções Culturais, na qual atua desde 2012. É artista, pesquisador, xilogravurista, performer e relaciona o corpo, matéria e espaço. Participou de cinco importantes residências artísticas no Brasil e de cinco exposições individuais: “Corpo em Trânsito”, “Ovulogêneses”, “Estratigrafias do corpo”, “Xilo Juca” e “Raizes”. Expôs na 1a e 2a Bienais da América de Gravura, e em uma grande mostra de gravura na Argentina. Participou, em 2018, de uma residência artística na FUNARTE-SP e, em 2019, do Projeto “Organicidades”, via ProAc Municípios, em Franco da Rocha-SP. Foi convidado da residência artística coletiva “Em residência: Bauru”. Em 2020, participou como artista convidado do 3º Festival Soy loco por ti Juquery e do 2º Seminário Cultura e Saúde do Museu de Arte Osório Cesar em parceria com o Living Museum Society and Psychiatrie Sr. Gallen Nord. Em 2021, apresentou o projeto “Xilo Juca” (ocupando com xilogravuras em larga escala outdoors veiculado na cidade de Franco da Rocha), contemplado pela Lei Aldir Blanc do Município e uma exposição de arte imersiva chamada “Estratigrafias do corpo”, na programação do Festival Oxandonline, e posteriormente ProAc. Foi artista premiado no 17º Salão Nacional de Arte Contemporânea de Guarulhos (2022) pelo júri popular, somando à coleção pública do município. Em 2022, foi contemplado pelo edital 15/2022 de exposição inédita em Artes Visuais com o projeto “Aproximações: diálogos contemporâneos com o acervo do Museu de Arte Osório Cesar. Em 2023 é convidado a compor a Comissão de Acordo de Parceria entre o Parque Estadual do Juquery e Prefeitura de Franco da Rocha, e na presente ocasião abre a exposição individual “Raízes”, a primeira do Parque Estadual do Juquery no segmento artístico.
Instagram @edmaralmeidart @bee_audioarte
Fernando Limberger
Fernando Limberger é artista plástico e paisagista. Graduado em Artes Plásticas pelo IA UFRGS, em Porto Alegre, em 1985. Iniciou sua pesquisa artística em meados dos anos 1980, quando começa a trabalhar em diferentes meios como desenho, pintura, escultura, instalação e intervenção. A partir dos anos 2000 passa a realizar projetos em paisagismo. Foi membro fundador do grupo Arte Construtora que atuou nos anos 1990 nas cidades de Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro e do JAMAC – Jardim Miriam Arte Clube, no início dos anos 2000, em São Paulo. Recebeu os Prêmios Espaço Urbano Espaço Arte – Prefeitura Municipal de Porto Alegre, 1992; Incentivo – Brazil Foundation, 2005 e CCBB Contemporâneo, CCBB RJ, 2015. Nos últimos anos apresentou as exposições individuais Verde e Amarelo, CCSP, 2008; Desmoronamento, Azul, CCBB RJ 2015; Contenção Verde e Botânica SP, Pinacoteca SP, 2016; Relicto, Museu da Cidade SP, 2020; Floresta?, Oficina Cultural Oswald de Andrade, São Paulo, 2021, e Ocupação Cromática, Pinacoteca Aldo Locatelli, Porto Alegre, 2021, e participou das exposições coletivas 1ª e 8ª Bienal do Mercosul, Porto Alegre, 1997 e 2011; Ecológica, MAM, São Paulo, 2010; Amazônia: Os Novos Viajantes, MuBE, São Paulo, 2018; Zona da Mata, MAC USP, São Paulo, 2021 e Pedra Viva: Serra da Capivara, MuBE, São Paulo, 2023. Publicou o livro Relicto, editado pelo Museu da Cidade de São Paulo e Automática, 2022.
Jp Accacio
Artista transmídia, produzo trabalhos em fotografia, vídeo, som, instalações, performance e artes gráficas. Minha pesquisa investiga as possibilidades de diálogo envolvendo elementos naturais e humanos, a coexistência entre diferentes meios e linguagens e a constituição da imagem sob o prisma da construção temporal, espacial e narrativa.
Dentre os principais temas de meu interesse estão as relações entre o espaço e o audiovisual, os experimentos envolvendo elementos e paisagens do universo natural, o uso de equipamentos e tecnologias diversas e de épocas distintas e a confecção de trabalhos contendo técnicas híbridas.
Venho participando de mostras e apresentações no Brasil e exterior desde 2012. Realizei exposições em locais como Casa de Cultura do Parque, Memorial da América Latina, Museu de Arte de Ribeirão Preto, Paadman Projects, Pinacoteca de São Bernardo do Campo, Museu de Arte Osório Cesar, Espaço Cultural Correios Niterói, galerias de arte contemporânea e espaços independentes de arte. Venho participando de residências artísticas pelo Brasil desde 2016. Sou idealizador e curador do projeto de ocupação imagética Entranhamentos e do festival Experimentos Expandidos, e possuo uma obra pertencente à Coleção de Arte da Cidade de São Paulo, sob guarda do Centro Cultural São Paulo (CCSP).
Marcelo Bressanin
Desde 2010, Marcelo Bressanin atua como artista conceitual e dedica suas pesquisas à arte sonora e a suas relações com outras linguagens, em performances, instalações e outros formatos. Entre 2013 e 2017 integrou o coletivo DUO b, em parceria com Pedro Ricco, com o qual participou de residências artísticas, de mostras individuais e coletivas e de projetos colaborativos. Participou dos programas de residência artística Em Residência: Bauru (Bauru, 2020), Organicidades (Franco da Rocha, 2019), Toda la Teoria del Universo (Chile, out/nov 2018), Soy loco por ti Juquery (São Paulo, junho/2018), La Ira de Dios (Buenos Aires), Residência de Criação TSONAMI de Arte Sonora (Chile, nov/dez 2017) e Obras em Construção (Casa das Caldeiras, São Paulo, 2015 e 2016). Também em 2016 realizou sua primeira colaboração internacional com o artista chileno Cristian Espinoza, no projeto Corredor Eletromagnético Paulista, financiado pelo Fondo Nacional de Desarollo Cultural y las Artes – FONDART (Chile). Foi contemplado pelo Edital PROAC Editais 2019 na modalidade Produção de Exposição Inéditas em Artes Visuais e premiado pelo Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo, na modalidade Artes Integradas (2015), para o desenvolvimento da instalação interativa Tempestade, em parceria com Matheus Leston, Victor Léguy e JpAccacio. É mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia (PPGMiT), na Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design da Unesp Bauru e mestre em História pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Como curador, foi responsável pelos projetos Cinerama (Sesc Campinas, 2016), Música & Tecnologia (Sesc Vila Mariana, 2016), Co_Operar (Sesc Belenzinho, 2014), Mostra Sesc de Artes 2007 – Circulações, Game Cultura (Sesc Pompéia, 2005) e pelo acompanhamento crítico da obra “Escape para outra estática”, de Ricardo Carioba (MIS SP, 2010).
https://marcelobressanin.wordpress.com
Marilia Vasconcellos
Marilia Vasconcellos é artista plástica, site specific e fotógrafa profissional (formada em Fotografia pela Faculdade Senac de Comunicação e Artes) especializada em retrato e arquitetura. Em constante pesquisa e com a utilização livre de técnicas tradicionais à contemporâneas, sua trajetória se marca por processos experimentais e híbridos, tendo recebido sete prêmios junto à Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, realizado exposições individuais e coletivas pelo Brasil e integrado exposições internacionais itinerantes pela América do Sul e Europa (Argentina, Áustria, Grécia, Portugal, Espanha, França e Itália). Como artista plástica participou das residências artísticas Em residência: Bauru (Proac 2021), Organicidades (Franco da Rocha, 2019), Soy loco por ti Juquery (São Paulo, 2018). Entre os projetos internacionais participou como fotógrafa e co-criadora do projeto site-specific “4 Aces” no Hofburg em Viena em parceria com a Ars Electronica. Produziu pelo Inflexos Transcorpo três peças sonoras apresentadas em duas edições do IN-SONORA em Madrid no Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia e La Casa Encendida. Expôs no ATHENS Video Art Festival e no 27th Festival Les Instants Vidéo: « For a free circulation of bodies and desires ».
https://mariliavasconcellos.com.br
Maura de Andrade
Mestre em Poéticas Visuais pela Faculdade de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, a artista expressa-se através de diversas técnicas na reprodução da imagem impressa, exploradas pela gravura e fotografia. Sua pesquisa e produção artística evidenciam o interesse pela representação da natureza, coletando e registrando em seus cadernos de desenhos fragmentos de seu entorno, que poderão se tornar as próximas gravuras. Recebeu o Prêmio Aquisição na 5ª Bienal Nacional de Gravura de Santo André e desde 2010 é proponente de projetos individuais e coletivos, premiada pela Funarte e ProAc com os seguintes projetos: “Entre Serras e Águas — memória e poesia”, Prêmio Funarte Decentrarte 2020; “Lugares da Memória” – Prêmio Editoração de Conteúdo Cultural – ProAc em 2016; “Conversa Gráfica” – Prêmio ProAc 22 – Arte Visuais – 2012; “Mapas de Influências” – Prêmio Funarte – Poéticas Visuais – 2012; “Diálogos – um olhar na escola de xilogravura do Horto” – Prêmio ProAc 21 – 2011; “Circulação Gráfica” – Prêmio ProAc 21 – Artes Visuais – 2011; “Caixa Umburana” – Prêmio Funarte – Poéticas Visuais – 2010-2011
Suas obras fazem parte de coleções particulares, destacando-se a Galeria Graphias, a Galeria Gravura Brasileira e coleções públicas nacionais e internacionais: Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro (Brasil), Biblioteca Mário de Andrade – São Paulo (Brasil), Biblioteca Reina Sofia (Espanha), Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (Portugal), Biblioteca Municipal Almeida Garrett (Porto, Portugal), Biblioteca Nacional de Portugal (Lisboa), Centro Cultural Vergueiro – São Paulo (Brasil), Instituto Martius- Staden – Ciência, Letras e Intercâmbio Cultural Alemão-Brasileiro, Museu Castiglione e Centro de Arte Dédalo – Itália, Museu Casa da Xilogravura em Campos do Jordão (Brasil), Museu do Estado de Pernambuco – MEPE (Brasil), Museu Nômade da Gravura – (Argentina), Centro de museus em Acqui Term (Itália), Galeria de Arte Aldo Locatelli – Porto Alegre (Brasil), Pinacoteca do Estado de São Paulo – São Paulo (Brasil), Prefeitura de Santo André, SP (Brasil), Universidade Estadual Paulista – UNESP (Brasil), Universidade de São Paulo – USP – (Brasil), Universidade Autônoma de Nuevo León Monterrey (México)
Exposições em destaque: 2023 – Internation Exhibition Xilo Ex-Libris Brazil 2022 – Museu Casa da Xilogravura – Campos do Jordão – Brasil. 2020 – 10ª Bienal Internacional de Gravura do Douro – Douro – Portugal. 2019 – Metropolis – projeto internacional de livro de artista. 2014 – Exposição “Brazilian Contemporary Printmakers” – IPCNY– International Print Center New York, USA. 2013 – Expressão Tropical – ECKE GALERIE – Augsburg – Alemanha. 2011 – 29ª Bienal Internacional de Artes de São Paulo, intitulada “Longe Daqui, Aqui Mesmo”, composta por publicações de livros de artista, constituída por Marilá Dardot e Fabio Morais.
https://mauraandrade.wordpress.com
Renato Almeida
De família nordestina e operária, nascido em Itaquera, bairro da periferia de São Paulo, Doutor em Artes Visuais pela Unicamp na linha de pesquisa de Poéticas Visuais, Mestre em Artes Visuais e Especialista em Artes Visuais – com foco em arte contemporânea pela mesma instituição. Como professor, artista visual e pesquisador, tem interesses por temas como arte contemporânea, arte no espaço público, arte e política, site specific, raciocínio escultórico e desenho.
Exposições recentes: Realização da performance “Ausente”, comissionada e realizada em parceria com o SESC Avenida Paulista. A ação ocorreu no espaço urbano da cidade, em frente à unidade de mesmo nome, nos dias 1 e 14 de maio de 2023. Participação em exposição coletiva MUSEUM MUSEUM, no Instituto ARTIUM, com duas obras da série “Mínimos escultóricos em metal e concreto” (2020-2023), no período de 17 de março a 17 de abril de 2023. Residência Artística: Participação em Residência UberBau House, com o projeto Glossário do Bom Colonizador – 2023, realizada na cidade de São Paulo, no edifício Copan, no período de 9 a 17 de fevereiro 2023. Exposição coletiva: participação em exposição coletiva no Museu Gaia – Campinas, com dois trabalhos da série “Precários” (2020–in progress), três obra da série “Arte pra mim” (ou “Textos concretos”) (2021–in progress), três obras da série “Carne e Pedra” (2020-2022), além de um trabalho em vídeo Linha / Fronteira / Risco (2019), de 16 janeiro a 16 de fevereiro de 2023. Renato Almeida vive e trabalha em São Paulo.
Victor Harabura
Victor Harabura reside na cidade de São Paulo, Brasil. É graduado em Artes Visuais e História pela UNESP. O artista, aliando suas duas paixões, História e Artes Visuais, procura consolidar desejos e afecções temporais, transpor, por meio de suas criações, a potência dos espíritos de época em ato. Seus trabalhos representam o ser humano, o homem comum, através de fragmentos das suas dores, seja por meio de pedaços de seus corpos, que expressam a totalidade de seus movimentos e sentimentos, ou por instantes de suas histórias. Suas esculturas ganham vida quando revelam as cicatrizes da vida social que abalam a alma humana. Entre seus trabalhos mais recentes, destaca-se a obra Alvarinho, que está instalada no museu a céu aberto da cidade de Melgaço, Portugal. Esta obra ficou em 1º lugar no Concurso de Arte Urbana Memórias do Alvarinho de Melgaço 2021. Em 2021, foi selecionado pelo Programa de Ação Cultural do estado de São Paulo (ProAC), com a obra Kaingang, instalada no Museu Ferroviário Regional de Bauru. Atualmente está realizando o projeto Escultura Índia Vanuíre, que foi selecionado pelo Programa de Ação Cultural do estado de São Paulo (ProAC).
https://victorharabura.wixsite.com/escultura
Palestrante convidada
Paula Karkoski Pereira
Psicóloga, especialista em Neuropsicologia e formada em Arteterapia pelo Instituto Sedes Sapientiae, ingressou no Serviço Público em 2002, atuando em diversos equipamentos do SUS, até enfim mergulhar no Universo da Saúde Mental. Convidada a assumir em 2018 a diretoria da equipe técnica do Núcleo de Reabilitação Física do Complexo Hospitalar do Juquery, desenvolveu atividades arteterapêuticas no Núcleo de Oficinas e acompanhou o processo de desinstitucionalização dos últimos pacientes internos até o fechamento do Serviço em 2021. Neste período, auxiliou a articulação de parcerias em oficinas desenvolvidas na comunidade local, inserindo os pacientes em projetos como o XiloJuca. Também participou da terceira e quarta edições dos Seminários de Arte e Cultura do Festival Soy Loco por Ti Juquery. Desde então, segue atuando com as mesmas atividades em outro órgão governamental, com o mesmo propósito: seguir com a luta antimanicomial e ofertar durante o período de institucionalização o resgate de processos criativos, da individualidade e o direito pela vida em liberdade.
Arte Educadora
Mariana Neves Duarte